domingo, 9 de junho de 2013

Os Sete Cumes de Suzuka

Nesta postagem vou abordar a conquista dos 7 cumes de Suzuka, uma meta alcançada 13 meses após eu estabelece-la, e que me dá força e inspiração para almejar e buscar novas conquistas. Tudo começou em março de 2012, quando comecei a pegar gosto pela coisa e buscava uma montanha em que pudesse me aventurar sozinho sem correr maiores riscos, com isso após pesquisas descobri quais eram estas montanhas e as melhores rotas para se alcançar seus cumes.

A Cordilheira de Suzuka se localiza na divisa entre as províncias de Mie, Shiga e uma pequena parte no Sul da província de Gifu. Com uma área de 298 km2 , essa cadeia de montanhas não é constituída apenas de 7 montanhas, porem as "Sete" são as mais famosas e mais visitadas, tanto por esporte, quanto por turismo e religião. O seu ponto mais alto fica no topo do Monte Oike 1247m, e que curiosamente nem faz parte das 7 mais famosas montanhas.


O local também é conhecido por ser um Parque Nacional de mesmo nome, que protege tanto as florestas da região quanto as várias espécies de animais que nela habitam. Um desses animais é o Kamoshika, um tipo de caprino que apesar do nome "shika", veado em japonês, mais se assemelha a um bode ou carneiro. Esse animal também influenciou a região, "Suzu-ka" que significa sino do veado, deu o nome à cordilheira e posteriormente à cidade que se tornou famosa pela Fórmula 1.

As montanhas que compõem esse seleto grupo são, Monte Fujiwara 1140 m, Monte Ryu 1099 m, Monte Shaka 1092 m, Monte Gozaisho 1212 m, Monte Kama 1161 m, Monte Amagoi 1238 m e Monte Nyudo 906 m. Outros picos que merecem destaque são, Monte Ryozen 1094 m, Monte Oike 1247 m, Monte Watamuki 1110 m, Monte Nihonkoba 934 m, Monte Sen 961 m, além de dezenas de outros picos abaixo dos 900 metros.

Na sequencia seguem coletâneas de imagens dessas travessias com seus respectivos relatos.

Monte Gozaisho




























Essa foi a primeira desse grupo que me aventurei, com trilhas bem demarcadas e um movimento constante de pessoas, essa foi uma montanha que me ensinou muito, passei calor, frio e acabei culminando nela por 3 vezes, sendo uma vez acompanhado de minha filha com apenas 10 anos na época.

Relatos:

Monte Gozaisho - Outono

Monte Gozaisho - Congelando na Montanha

Monte Gozaisho e a Princesa da Primavera


Monte Kama



Essa foi adrenalina pura, depois de 2 cumes no Monte Gozaisho decidi experimentar outra montanha, por acaso descobri esses tais 7 cumes e escolhi o Monte Kama, a montanha do lado, sem mapa, gps ou qualquer outro tipo de orientação adentrei na montanha apenas seguindo a trilha, é claro que me perdi, mas no final tudo acabou bem e ainda acabei retornando como debutante no Suzuka Hiking Club.

Relatos:

Monte Kama e as 7 Montanhas de Suzuka

Monte Kama e as Sanguessugas


Monte Nyudo

































Essa foi uma montanha que me surpreendeu, com apenas 906 metros tudo indica que é muito fácil de escala-la, não que seja difícil mas o fato de encarar 700 metros diretos para cima deixam qualquer um com a língua nos pés. Depois de uma ascensão solo, ainda retornei com o Suzuka Hiking Club para uma subida na neve, fato que não se concretizou devido a ausência da mesma.

Relatos:

Monte Nyudo e as Azaléias

Monte Nyudo e os Deuses da Montanha


Monte Amagoi

































Um pouco mais experiente, consegui arrastar dois malucos brasileiros para essa montanha, o desempenho foi razoável e pudemos apreciar uma exuberante paisagem de outono. Posteriormente eu retornei com o Suzuka Hiking Club para uma ascensão pelo lado inverso, com um caminho muito mais longo e mais difícil.

Relatos:

Monte Amagoi e os Três Montanheiros

Monte Amagoi e o Deus Dragão


Monte Shaka





























Depois de não encontrar neve no Monte Nyudo, Lord e eu decidimos escalar essa montanha no dia seguinte e encontramos toda neve que faltou no dia anterior, uma tremenda cagada, encaramos um paredão vertical de 200 metros que mais tarde descobriríamos ter sido responsável por alguns óbitos, e a montanha ganha cada vez mais fama de assassina, com mais um desaparecimento no último mês de maio.

Relato:

Monte Shaka - O Inferno Branco


Monte Fujiwara






























Mais cume na neve, desta vez liderado por Taro do Suzuka Hiking Club, uma travessia longa e cansativa, porém muito divertida com ótimos companheiros. Recentemente eu retornei a montanha, mas o relato fica pra depois.

Relato:

Monte Fujiwara - Travessia Invernal


Monte Ryu

































A última montanha que me restava veio acompanhada de ótimos parceiros, se o desempenho e o tempo não ajudarão, por outro lado a diversão foi garantida. Apesar dos contra-tempos e o risco de ter que abortar a subida, o objetivo foi alcançado e minha meta estava completa, estive com os pés nos pontos mais elevados das 7 Montanhas de Suzuka.

Relato:

Monte Ryu - A Montanha do Dragão


Novo objetivo? É claro que já tracei, alcançar o cume das 21 montanhas com mais de 3000 metros do arquipélago japonês, ainda faltam 19 mas eu não tenho pressa, pode demorar 20, 30 anos mas podem ter certeza que vou buscar essa meta.

5 comentários:

  1. Parabéns pela conquista de mais um objetivo!!
    Temos que sempre ter um objetivo, uma meta a seguir!! É isso que nos motiva!!
    Adorei os mosaicos de fotos!! Ficou muito legal!!

    Logo logo vai iniciar a temporada do Fuji e como vc já tem bastante experiencia nele, vc podia fazer um post sobre equipamentos e dicas pra pessoal que vai escalar esse ano!!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios...

      Quanto ao post sobre o Fujisan, outras pessoas me cobraram sobre isso e fiquei na dúvida de postar algo ou não, uma vez que meu blog contém apenas relatos e esse post talvez destoar do restante...
      Agora estou trabalhando em um novo relato e edição de video da última travessia, ainda tenho 15 dias para pensar no que fazer em relação ao Fujisan, aliás vc tem alguma informação sobre a taxa que eles querem impor para subir a montanha?

      Excluir
  2. Dessas a que eu mais amei foi o Mt.Ryu já o caminho prefiro o Mt .Gozaisho

    ResponderExcluir
  3. Olá, parabens Nando Silva!
    Vc esta no japão ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou sim apesar de não postar mais no blog as vezes ainda estou na montanha!!
      Você é de onde?

      Excluir