sábado, 16 de junho de 2012

Monte Gozaisho - Outono

Passados alguns meses de minha inesquecível experiência no Monte Fuji eu ainda não havia criado aquela fixação por montanhas, na realidade desde que cheguei ao Japão sempre aguardei o inverno com ansiedade pois o visual das montanhas formava uma das mais belas e favoritas paisagens que já presenciei, eu só não imaginava subir uma delas a pé um dia.
No meio do outono as montanhas japoneses ganham um colorido especial, devido ao declínio de luz e água as folhas de diversas especies de árvores encontradas nessas regiões passam a ter tons amarelos e vermelhos. Esse é o auge para os montanhistas japoneses, pessoas de diversas idades partem para trilhas com suas mochilas nas costas afim de apreciar essa paisagem.
Inspirado nas matérias insistentes transmitidas pelas TV´s japonesas decidi também experimentar subir uma montanha comum, pois na minha cabeça o Monte Fuji era uma montanha especial. O escolhido foi o Monte Gozaisho, a principal montanha da minha região que possui uma estrutura muito boa com um teleférico que leva ao topo, que conta com banheiros, restaurantes e uma pista de esqui no inverno.
Iniciei a subida as 9:30, como essa montanha possui 7 rotas escolhi uma antecipadamente e na hora errei a entrada, um detalhe importante que aprendi é que as placas nessas trilhas normalmente estão escritas em Kanji, por isso é importante decorar os principais para não se perder. O clima estava perfeito, poucas nuvens no céu e um sol confortável para elevar a temperatura que era de 17ºC.
Essa trilha vai beirando uma cachoeira que nessa época do ano fica bem seca, possui muito ziz zag e pedras como obstáculo, porém ela é pouco íngreme. No caminho encontrei todo tipo de gente e eu ia passando todos, no Monte Fuji muitos já haviam se surpreendido com minha velocidade de subida, e novamente confirmei esse dom, o fato se deve pelas minhas pernas compridas em relação as curtas pernas do povo niponico, ou eles são lentos mesmo, ou eu não sei controlar a velocidade e uma hora posso me dar mau.
Na metade do caminho arrumei um companheiro, um idoso de 65 anos que bebia cerveja pelo caminho. Ele se nomeou Your Friend, e decidiu abandonar sua excursão para me acompanhar alegando que os outros eram muito velhos. Tentou se comunicar de todas as formas, gestos, japonês, inglês, e no final nos divertimos com suas historias e as confusões que a comunicação deficiente pode causar.
Na trilha não encontramos nenhum animal, porem muitas pegadas e uma delas enorme, Your Friend me disse que era de urso e ai aprendi mais uma curiosiadade dos montanhistas, a maioria utiliza sinos pendurados nas mochilas, eu achava que aquilo era estético e o som ajuda a marcar os passos, mas não esses sinos servem para espantar os ursos que ao ouvir os sinos percebem a presença humana e se escondem, o problema é que sem o sino ele não vai perceber sua presença e se encontrar cara a cara ele ataca.
A subida demorou 1 hora e 50 minutos, parei para fazer um lanche e me separei de Your Friend que esperaria sua turma para almoçar no restaurante. Descansei um pouco e atingi o cume do Gozaisho, 1212 metros que parecem pouco perto de uma montanha de 4000 metros, porem quase 800 metros de subida sem parar é um esforço físico e tanto.
Do topo se pode ter uma visão privilegiada do norte da provincia de Mie e até da cidade de Nagoya, dizem ser possivel avistar o Monte Fuji se o dia estiver bem claro mas não tive essa sorte e aliás é tão distante que eu ainda duvido que isso seja possível.
Apreciei a paisagem e iniciei a descida pela mesma rota que agora estava vazia, muita gente aproveita o teleférico para fazer a descida. Na hora de descer não consigo manter o mesmo desempenho da subida e meus joelhos sofrem muito. Na volta pra casa estava exausto porém satisfeito, afinal descobri uma montanha segura pra se subir a apenas 30 Km de casa, aliás é uma cordilheira e tenho muito pra explorar.



Galeria





















Nenhum comentário:

Postar um comentário